27 de mai. de 2022

Ananás e o Rei

 “As terras, segundo as influências várias do céu, assim como produzem homens de várias cores e línguas, produzem com a mesma diversidade infinitas castas de frutas.” (ROSÁRIO, 1702). 
Ananás e o Rei 
Ananás com sua coroa; 
a casca brocada em pinha; 
nos espinhos sua guarda; 
áspero, cheiroso e gostoso; 
deleite à boca que come, 
a boca na paisagem 
a boca da voz.

 “A série Frutal (que é um exemplar de toda a extensa série vegetal) inclui a boca da voz, a boca que come e a boca na paisagem.” (PINHEIRO 2013:144) 

Aberta e atenta às possibilidades relacionais que, dialoguem com o meu objeto de estudo, upcycling, também conhecido como processo de reutilização criativa, de dentro de tantas séries culturais mapeadas pela tríade migrante/mestiço/externo, venho ressaltar nesse trabalho, por meio da foto-arte (autorretrato e natureza morta), a dupla fruta e luz: as Frutas do Brasil, citadas no livro de (Rosário,1702), as frutas encontradas em nossas feiras livres. Utilizarei como referência para esse trabalho, o barroco encontrado nas obras plásticas da artista Hatherly, o barroco enquanto lúdico, paradoxal, transformando o usual em estranho. “Toda a cultura é diálogo e não há diálogo sem confrontação.” (HATHERLY, 1995).

Autorretrato 2022
Gislaine Nascimento da Silva Perez - Gigi Perez

Referências
PINHEIRO, Amálio. Barroco, cidade, jornal. São Paulo: Intermeios, 2013.
ROSÁRIO, Antônio do. Frutos do Brasil numa nova e acética monarquia, consagrada à Santíssima Senhora do Rosário/Ricardo Alexandre Ferreira (Edição, estudo e notas). – São Paulo: Cultura Acadêmica 2021. (Coleção Memória Atlântica, VI).
 
Sites:
https://www.youtube.com/watch?v=dMbjyFzl154&ab_channel=CEDAPHUNESP
acessado em 19/05/2022
file:///C:/Users/Dell/Downloads/digital_memoria_atlantica_Frutas-do-Brasil.pdf
acessado em 19/05/2022
https://gulbenkian.pt/museu/ana-hatherly-barroco-num-jardim-feito-tinta/
acessado em 19/05/2022
https://www.po-ex.net/images/stories/anahatherly/textos/ah_casadasmusas_prologo_1995.pdf
acessado em 27/05/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário