28 de nov. de 2012

Artes e Ofícios - Feita pelo povo e para o povo.

Essa Arts and Crafts (Artes e Ofícios) que lhes apresento resgata a tradição artesanal da arte feita pelo povo e para o povo, capaz de mudar hábitos e costumes de quem faz e de quem usa. Surgiu como forma alternativa de criação, geração de renda e terapia ocupacional.

 O movimento original, Artes e Ofício surgiu no final do século XIX ,e foi liderado pelo escritor e projetista britânico William Morris (1834 - 96) em oposição ao crescente prestígio do industrialismo. Influenciou desde as artes decorativas de papéis de parede e tecido até projeto de livros. Morris teve sucesso temporário em reviver a qualidade no desenho e no artesanato, que estava ameaço de extinção pela produção em massa. Não consegui alcançar a sua meta de arte para a massa, pois os objetos feitos a mão eram caros demais.

Os acessórios e objetos que tenho criado, desde 2004, período em que fazia o mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC - SP são feitos a partir da reutilização de resíduos domésticos, decorados com sementes e fibras brasileiras.  A esses materiais aplico as mais variadas formas de criação artesanal: papietagem, crochê, decolpagem, mosaico, vitral, patina...

A maioria dos resíduos que utilizo nas minhas produções saem da minha cozinha, lugar acolhedor onde faço pratos doces e salgados, que agradam e alimentam a minha  família:

Colar feito de miçangas de tetra pak, madeira e
cordão encerado


Colar de miçangas de tetra pak (leite condensado)
Difusor de Aroma Limão - feito com vidro de leite
de coco, flores de casca de limão

Nenhum comentário:

Postar um comentário