7 de out. de 2010

Isopor

O QUE FAZER COM AS BANDEJAS DE ISOPOR
O isopor é considerado um vilão para o meio ambiente. Infelizmente quando vamos ao supermercado, nos deparamos com promoções irresistíveis: frios, verduras, frangos, carnes em bandejas de isopor. Temos consciência do quanto o isopor é prejudicial ao nosso meio ambiente, mas eles embalam e protegem hortifrutigranjeiros, eletros domésticos e eletrônicos.
Pra obter maiores informações sobre o Isopor pesquisei no site do CEMPRE:  http://www.cempre.org.br
  1. O que é o CEMPRE?
CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem - É uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem. Foi fundado em 1992 e é mantido por empresas privadas de diversos setores.
2.    O que faz o CEMPRE?
O CEMPRE trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como:
·         Prefeitos,
·         Diretores de empresas,
·         Acadêmicos
·         Organizações não-governamentais (ONG's).
3.    O que é o Isopor?
Conforme informações fornecidas pelo site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliestireno O poliestireno é um material normalmente derivado do petróleo mais conhecido no Brasil, na sua forma expandida, pelo nome comercial: isopor. É usado como um isolante térmico, elétrico e na fabricação de objetos plásticos. O processo específico de polimerização do estireno, que emprega um gás de expansão - normalmente, o pentano - gera o poliestireno expandido, conhecido mundialmente pela marca Isopor ® - marca registrada que pertencia a BASF no Brasil e, atualmente, é propriedade da empresa KNAUF Isopor Ltda.
4.    Reciclagem do Isopor:
Conforme informações obtidas no site do CEMPRE (n° 101 setembro/outubro de 2008)
Em outubro de 2007 o Carrefour implantou o programa para coleta seletiva e reciclagem do Isopor® (poliestireno expandido) descartado em suas lojas. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Projeto Repensar, promovido pela Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos:

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos lançou o educativo Projeto Repensar, com o objetivo de divulgar a reciclabilidade do Isopor®, as vantagens e benefícios que este produto oferece, desfazer mitos e estimular sua coleta seletiva.
O Projeto Repensar teve início em agosto de 2006, reunindo toda a cadeia produtiva do Isopor®, tendo como representante as seguintes empresas:
·         Dow Brasil
·         Basf
·         Innova – Petrobras
·         Meiwa
·         Knauf Isopor Ltda
·         Termotécnica
O Projeto Repensar prevê a coleta do material nas 60 lojas da rede Carrefour no estado de São Paulo. Todos os resíduos de Isopor® das lojas são coletados por empresas especializadas e entregues à Proeco, recicladora associada à Plastivida. O projeto proporciona a reutilização dos materiais, baixo consumo de recursos naturais e diminuição da poluição causada por aterros sanitários. Todo o material coletado é reaproveitado na produção de artigos escolares, molduras para quadros e rodapés para a construção civil.

A parceria também tem gerado empregos a um grupo de mais ou menos 30 mulheres da cooperativa de reciclagem Cooper Viva Bem, do município de São Paulo, que se mantém exclusivamente da renda obtida com o Projeto Repensar. "Quando se fala em iniciativas socioambientais, nesse caso a reciclagem do isopor, há um outro aspecto tão fundamental quanto a ação em si. É o aspecto educativo. O Carrefour faz da ação um instrumento que contribui para educar, conscientizar e multiplicar a importância de adotarmos hábitos e práticas que respeitem o meio ambiente", comenta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour.
5.    Existe um substituto para o Isopor?
Conforme informações obtidas no site do Cempre, já existe no mercado a Polpa Moldada. Polpa moldada é uma expressão técnica usada pela indústria de reciclagem de papel. Abrange o processo de desagregação ou separação das fibras de jornal e aparas em geral, que misturadas a água e produtos químicos, formam uma massa, a polpa moldada, que dará origem a produtos como bandejas para acondicionamento, transporte e proteção de hortifrutigranjeiros. A Paraibuna Papéis, associada do Cempre, com fábrica situada em Juiz de Fora (MG), desenvolveu e vem confeccionando calços de polpa moldada, uma inovação no mercado que vem substituindo o isopor. Há calços de polpa moldada para lâmpadas, celulares, geladeiras e fogões. São reciclados, recicláveis e biodegradáveis.
Durante a minha pesquisa de mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc – SP, que tem como tema A Linguagem do Eco Design no Brasil – criei luminárias a partir da reutilização de bandejas de isopor que acondicionam hortifrutigranjeiros  nos supermercados.
Abaixo foto das luminárias e exemplo do produto que pós consumo dará origem a luminária, feita artesanalmente.






2 comentários:

  1. Boa Noite,
    Gostaria de saber mais sobre a embalagem em polpa moldada.
    Preciso fazer um plano de negocio, para um trabalho de conclusão de curso.
    Sou apaixonada por embalagens ecologicas e Gostei da embalagem em Polpa moldada.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,
    Gostaria de saber mais sobre a embalagem em polpa moldada.
    Preciso fazer um plano de negocio, para um trabalho de conclusão de curso.
    Sou apaixonada por embalagens ecologicas e Gostei da embalagem em Polpa moldada.

    ResponderExcluir